Saiba, em primeira mão, tudo sobre esta Formação única no mundo e amplie seus horizontes pessoais e profissionais.
Dia 18/12, às 19h, ao vivo no Zoom
Você possivelmente já percebeu que a respiração é uma ferramenta poderosa. Então, por que se limitar a instruções tão amadoras como “respira fundo” – que, aliás, a depender do caso pode até piorar a situação? Por que não explorar todo o potencial que a respiração tem para tornar a sua atuação mais leve, menos estressante e entregar resultados significativos desde a primeira sessão, de modo prático, totalmente seguro para todos e cientificamente comprovado?
Biopsicólogo, pesquisador, treinador de respiração, autor e palestrante, aos 12 anos de idade Mateus começou uma busca intuitiva pelo “x da questão” para evoluirmos enquanto humanidade. Durante 20 anos adquiriu uma rica e rara experiência profissional, com atuações nos três setores, nos três poderes e em projetos locais, nacionais e internacionais. Graduado em Gestão Pública, percebendo que a resposta é o autoconhecimento, se pós-graduou em Biopsicologia e a partir de 2017 começou a disseminar os saberes e práticas da ciência corpo-mente junto a grupos e organizações. Mas foi só a partir da pandemia, quando iniciou sua atuação no mundo online, que percebeu que existe o “X do x da questão”: a respiração. Desde então, tem se dedicado totalmente a disseminar a importância e o poder da respiração, fundando em 2022 a Academia da Respiração, que hoje conta com membros em mais de 15 estados brasileiros, além de Portugal e EUA. Já impactou milhares de vidas e vem liderando um movimento que tem como propósito reconectar as pessoas e organizações com o poder da respiração.
Professor Associado de Psiquiatria Clínica na Faculdade de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia, onde obteve seu diploma de medicina em 1977. Concluiu a Residência em Psiquiatria e uma bolsa em Psicobiologia e Psicofarmacologia no Hospital de Nova York, na Cornell University Medical College. Recebedor de inúmeros prêmios, é autor de mais de 100 artigos científicos, livros e capítulos de livros. Desde jovem, aprende com as artes marciais, Yoga e Qigong, fontes que contribuem para a sua compreensão e prática da medicina. Por mais de 30 anos, ensinou e trabalhou como psiquiatra e consultor para outros médicos e prestadores de cuidados de saúde que precisam de ajuda para tratar pacientes muito complexos e resistentes ao tratamento. Desenvolveu uma teoria neurofisiológica abrangente sobre os efeitos da respiração na mente e no corpo, particularmente seus benefícios na ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). É cofundador do BREATH-BODY-MIND™ e coautor do premiado livro The "Healing Power of the Breath".
Professora clínica assistente em psiquiatria, New York Medical College, formada pela Brown University (1971), Harvard Medical School (1975), programa de residência em psiquiatria Beth Israel em Boston (1979) e pela Boston Psychoanalytic Society and Institute (1992). Gerbarg já deu palestras e ensinou sobre uma ampla gama de tópicos em psiquiatria, psicanálise, questões femininas, trauma, neurobiologia, tratamentos naturais (ervas, nutrientes) e a integração de práticas mente-corpo em psicoterapia para a American Psychiatric Association (APA). Ela atua no APA Caucus on Complementary and Integrative Psychiatry e é membro do conselho do American Botanical Council. Dr. Gerbarg pratica Psiquiatria Integrativa e sua pesquisa se concentra em práticas mente-corpo para reduzir os efeitos do estresse e do trauma, particularmente em sobreviventes de desastres em massa. É cofundadora do BREATH-BODY-MIND™ e coautora do premiado livro The "Healing Power of the Breath".
Antropólogo, psicólogo, autor e palestrante, realizou diversas formações humanísticas: Análise Transacional, Gestalterapia, Terapia Familiar, Bioenergética, Abordagem Centrada na Pessoa, Biodança. Em 1981 encontrou-se com Pierre Weil e, através do Cosmodrama mergulhou no movimento Transpessoal. Em 1987, com Pierre Weil, Jean-Yves Leloup e Monique-Thoenig, coordenou o I Congresso Holístico Internacional – I CHI, que impulsionou a fundação da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Como vice-reitor da UNIPAZ, introduziu no Brasil a Formação Holística de Base, que irradiou a universidade no Brasil, na Argentina, Portugal, França e Bélgica. Colaborou com Jean-Yves Leloup na criação do Colégio Internacional dos Terapeutas – CIT, que coordenou no Brasil durante vinte anos. Após a passagem de Pierre Weil, em 2008, assumiu a reitoria da UNIPAZ. Realizou um Master Europeen de Recherche na Universidade de Paris 13 em conjunto com a de Louvain-la-Neuve (Bélgica), a de Genève (Suíça) e o Cnam (França), centrada na Formação Holística de Base da UNIPAZ e sua convergência com a Abordagem Biográfica. É membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation, autor e coautor de mais de 30 livros. Atualmente, com a Lydia Rebouças, orienta uma formação em Terapia da Inteireza na UNIPAZ de Brasília, e exerce atividades didáticas focadas na abordagem transdisciplinar holística no Brasil e no exterior.
Educadora, Psicóloga e Mestra em Psicologia, com mais de 30 anos de experiência na área clínica. Dirigiu o Projeto UniverCidade, primeira iniciativa a aplicar a abordagem holística em Brasília (1986). Cofundadora da UNIPAZ no Brasil e vice-reitora da Rede UNIPAZ. Especializações em Psicologia Transpessoal com o Prof. Dr. Pierre Weil e Core Energetics com Dr. John Pierrakos. Facilitadora de palestras, seminários e formações de facilitadores no Brasil e no exterior. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT-Brasil). Escritora, jardineira, artesã, velejadora e peregrina. Autora de A Inventadeira.
Com o seu profundo conhecimento e muitos anos de experiência, é reconhecida por muitos como uma das principais autoridades mundiais em yoga terapêutico para crianças. Sua jornada pessoal com a Yoga começou em 1974 e ela começou a lecionar em 1989. Em 2002, fundou a Special Yoga, uma organização global criada para fornecer e desenvolver programas de yoga sustentáveis e acessíveis para crianças com necessidades especiais e adicionais. O trabalho do Special Yoga abrange a educação, os ambientes terapêuticos e o lar. Viajou extensivamente implementando programas especiais de Yoga em orfanatos, assistência social, educação e assistência médica e para terapeutas pediátricos e psicólogos. Integra o corpo docente da Breath-Body-Mind Foundation.
Arquiteta e urbanista, pós-graduada em Gestão Ambiental em Cidades é Pró-Reitora de Meio Ambiente da UNIPAZ desde 1992. Desenvolve projetos socioambientais e de Educação Ambiental como o Movimento Diálogos da ARIE Granja do Ipê. Atua na mídia em rádio com o programa “Ecos da Natureza” e TV com os programas “Ética e Sustentabilidade” e “Terra, meu amor!” na TV Supren – União Planetária, parceira da UNIPAZ. É Conselheira do Conselho de Meio Ambiente (CONAM) e do Conselho de Recursos Hídricos (CRH). Atua na Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação de Recursos Hídricos (CTEM) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. É membro do Comitê de Bacia do Paranoá (CBHP) e do Centro de Estudos Transdisciplinares da Água (CIRAT), bem como do Comitê da Reserva da Biosfera do Cerrado. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT) é mestra da Arte do Tai Chi e autora de livros de literatura, teatro e musicais infantis. Mãe de Adriana e Eduardo, avó de Isabela, Gabriel e Kael. Membro Fundador da REDA - Rede Ecumênica da Água.
Escritor, educador, terapeuta, empreendedor social e conferencista. Descendente do povo tapuia e acolhido pela comunidade guarani, com a qual desenvolve uma extensa pesquisa histórica, linguística e cultural. Envolvido em processos educativos, atua na valorização, no registro e na difusão dos saberes ancestrais de povos indígenas. Precursor da literatura indígena no Brasil, é autor de 12 livros, entre os quais os premiados: A Terra dos Mil Povos e Menino-Trovão. Fundou há 30 anos atrás o Instituto Arapoty que desenvolveu projetos no Brasil e na França com o foco na valorização dos saberes tradicionais dos povos originários. Realizou conferências em 14 países, entre eles: Estados Unidos, França, Inglaterra, África e Índia. Atualmente, foca suas atividades em seminários e vivências para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades. É colunista da revista Vida Simples e roteirista. Coordenador da Cátedra Indígena da Unipaz.
Cantora, compositora, educadora e terapeuta transpessoal, aos 14 anos começou a meditar de maneira autodidata e teve uma dessas intuições que dão um novo rumo à vida: percebeu que queria aprender a tocar violão. Formou-se em arquitetura com master em bioclimática e sustentabilidade. Em 2004, decidiu ir para a Espanha estudar iluminação criativa por seis meses, que se transformaram em nove anos de entrega… à música. Tocou em diversos festivais pela Europa, América do Sul, Estados Unidos. De volta ao Brasil em 2013, realizou a Formação Holística de Base (FHB) na Unipaz e tornou-se Educadora e Facilitadora do seminário desenvolvido para a UNESCO “A Arte de Viver em Paz” – uma pedagogia para Cultura de Paz que gera reflexões, desperta autorresponsabilidade e planta a semente da experiência de viver em paz como uma realidade possível no cotidiano. Pós-graduada em Psicologia Transpessoal, oferece processos de mentorias terapêuticas em autoconhecimento, coragem e inteligência espiritual. Host do podcast MUTANTES, integra o Conselho Gestor da Unipaz SP. Lançou recentemente seu terceiro álbum chamado “EU SOU”.